Qual é o melhor acabamento dos móveis para uma Casa na Praia? 

Casa na praia é sinônimo de tranquilidade e bem estar, mas é preciso estar atento na hora de selecionar os móveis que vão compor o seu lar praiano. Além do contato com o salitre, elemento existente na maresia, as exposições excessivas ao sol podem causar danos aos seus móveis e te dar muita dor de cabeça. 

Mas não se preocupe, a seguir vamos te orientar com as melhores opções e alternativas que vão trazer requinte e beleza equilibrados com a melhor eficiência e resistência para decorar o seu imóvel praiano! 

Qual a melhor madeira para praia? 

Os móveis em madeira são ótimos para qualquer tipo de decoração e casam perfeitamente com qualquer tipo de ambiente. Por ser um material natural, e resistente à maresia, tende a ser uma ótima opção para compor uma casa de praia.  

Porém a exposição constante e direta ao sol, associada à umidade e maresia, podem danificar em pouco tempo os seus móveis e dar um aspecto desagradável. 

Na hora de escolher a madeira os especialistas apontam a Teca, o Ipê, a Maçaranduba ou o Pinho-de-riga como as opções mais resistentes. Opte por madeiras mais densas e maciças como o Cumarú ao invés de MDF, principalmente nos pés que são a parte que tem mais contato com a umidade. 

Além da escolha do material é importante ficar atento quanto à limpeza e manutenção periódica, como o lixamento para conservação dos móveis. 

É indicado também a aplicação de produtos para proteção da madeira como impregnantes (stain) ou verniz. Existem algumas alternativas capazes de revestir a madeira e evitar o desgaste da peça e a manutenção da estética e visual da peça. São indicados o óleo de peroba ou óleo de linhaça.   

Outra alternativa é a cera de carnaúba (mais indicado para móveis que estão em uma área coberta) ou um impregnante mais potente como o Polisten, que é capaz de impregnar a madeira, penetrando em seus poros, aumentando assim a durabilidade do móvel. 

Evite compensados e madeiras de baixa densidade, assim com o uso de produtos que apenas formam uma camada protetora (verniz) sem penetrar na madeira. Com isso, você tem a segurança de que as peças estarão seguras e sendo usadas da forma correta em sua casa de praia. 

Como evitar ferrugem na praia? 

Além da madeira invista nos metais inoxidáveis para aumentar a durabilidade das peças! Evite peças produzidas em ferro por conta da corrosão ao longo do tempo.  

O alumínio é recomendável porém tem a desvantagem da oxidação branca, sendo necessário lixar a peça e aplicar produtos que devolva 

m o aspecto original da peça. Também é recomendado o uso do aço inox ou galvanizado, além de serem mais duráveis são resistentes às pressões climáticas. Outra opção ainda é o aço do tipo patinável. 

Fique atento na composição dos materiais pois podem conter metais corrosivos, é o caso de dobradiças, puxadores, pregos, maçanetas e parafusos. 

É possível evitar que a maresia danifique as peças protegendo-as com esmalte sintético, pintura epóxi, eletrostática ou anodização.  

Contar com o material certo faz toda a diferença. Existem boas opções de móveis de aço que trarão conforto, beleza e durabilidade às suas escolhas de decoração.  

Qual o melhor tecido para móveis em casa de praia? 

A escolha de um bom tecido vai trazer beleza e a sensação de conforto ao espaço. Quando falamos em móveis para casa de praia um material bastante utilizado é o poliéster que possui longa durabilidade e dificilmente contrai mofos. 

Evite revestimentos em couro, seja sintético ou natural. Esses modelos são muito sensíveis ao suor, se deterioram facilmente e não são confortáveis nas altas temperaturas. 

Os tecidos impermeáveis também são uma ótima opção para casas de praia. É possível inovar e optar por um tecido acquablock que além de resistentes, oferecem uma textura macia e suave. Existem algumas opções de estofados com capa no mercado que são bem práticos na hora da limpeza. 

Estes tecidos ainda contam com a vantagem de bloquear a absorção de líquidos, partículas de sujeira e raios do sol, sendo fáceis de limpar bastando um pano úmido com água, desinfetante ou álcool em gel. 

Quer um visual praiano? Use móveis de fibra sintética! 

Feito de diferentes materiais, os móveis de fibra sintética podem se assemelhar às peças rústicas e dão um visual agradável às casas de praia. Além de apresentarem alta durabilidade e resistência à maresia, exposição solar e mudanças climáticas, eles possuem uma grande resistência mecânica, suportando mais de 200kg por cm². 

Este tipo de material não quebra ou contorce facilmente, não perde a sua coloração ou desbota com o passar dos anos e também são resistentes a manchas, mantendo-se intacto por um bom tempo!  

Uma dica muito valiosa para os móveis que ficarão expostos ao sol constantemente, é de usar uma capa de tecido Acquablock ou de Lona sobre eles. Além de dobrar a vida útil do seu mobiliário, sempre que você precisar usá-los, estão limpinhos por baixo e pronto para uso! 

Utilize peças de vidro e tenhas mais praticidade! 

Se você deseja mais praticidade na hora da limpeza e ainda ter um visual sofisticado, aproveite para utilizar revestimentos e peças com vidro. Dê um toque moderno, clean e charmoso aproveitando o vidro em prateleiras e nichos para o banheiro, além de mesas para cozinha ou área externa. 

Decore com pedras e ganhe mais elegância!   

Resistente a maresia, a pedra é outro material recomendável pois dão um toque de charme e sofisticação para compor os ambientes da sua casa de praia. 

Opte por peças feitas de ardósia, granito, quartzo — ou mesmo os sofisticados silestone e corian — são uma ótima pedida para quem quer um ambiente elegante e resistente ao salitre. 

Conheça outros materiais que auxiliam na composição da sua casa de praia! 

  • PVC 

Não há necessidade de tratamento especial em sua instalação pela alta resistência à maresia. Sua manutenção se resume à retirada de pó e à limpeza com água e sabão com pano limpo. 

  • Concreto 

Para o maior controle das estruturas, o uso de sílica ativa e da relação água-cimento garantem concretos mais duráveis. O concreto deve ser adequado à exposição e isso deve ser pensado desde a criação do projeto. 

  • Revestimentos 

Os revestimentos recomendados são os que possuem cerâmica, pedras ou pastilhas. Os de argamassa tendem a sofrer com a maresia.  

  • Piso 

Porcelanatos tipo gloss, ou claros demais, dão muita manutenção na casa de praia, além de serem uma ameaça à possíveis acidentes quando molhados.Para quem deseja praticidade e disfarçar a presença da maresia e da areia vindas da praia, os porcelanatos de tons “manchados”, foscos e de tons médios, são a solução. 

  • Tintas 

Indica-se o uso de tintas emborrachadas e elásticas de base elastométrica já que são específicas para ambiente externos. Sua durabilidade varia de cinco a seis anos, enquanto tintas comuns durariam três em média. Já para o ambiente interno a dica é o uso tintas acrílicas semibrilho laváveis ou de tecnocimento.

  • Telhado 

Se a escolha for telhas cerâmicas, use impermeabilizante para diminuir o efeito da cristalização dos sais da areia. Se telhas de concreto, utilize as de acabamento gloss para um telhado limpo por mais tempo. A recomendação para casas de coberturas planas são as telhas de fibrocimento sem amianto, lajes impermeabilizadas ou o telhado verde. 

Gostou de conhecer os melhores móveis e materiais para compor a sua casa de praia? Aproveite e veja também “Como fazer a Decoração da sua Casa de Praia?”! 

Acompanhe nosso blog e siga nossas redes sociais! Fique por dentro das tendências do mercado de móveis e decoração além de dicas incríveis para tornar a sua casa um ambiente ainda mais agradável e sofisticado! 

>